SEJAM BEM VINDOS!

ESSE ESPAÇO FOI CRIADO COM MUITO CARINHO PARA VOCÊ, EVANGELISTA DE CRIANÇAS!
ESPERO QUE GOSTEM!!!
"ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR"

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

 
A ATUALIDADE DA MENSAGEM BÍBLICA

            “Ah Pro! Essa história de novo?” ou “ Eu já conheço esse assunto!”
Frases como essas com certeza trazem preocupação aos professores, mas o que fazer para que nossas aulas tragam conhecimentos, experiências novas que marquem a vida de nossos alunos?
            Esse tem sido um grande desafio aos educadores dentro de nossas igrejas e felizmente os tem despertado para a busca de soluções a esse problema: Ministrar a Palavra de Deus com dinamismo e eficácia!
            Despertar a atenção do aluno e aguçá-lo em conhecer mais a Palavra de Deus são algumas das tarefas do bom educador cristão. Mas aí temos a pergunta que não quer calar: A Bíblia tem a resposta para tudo? Escrita há tanto tempo, ela se adéqua a realidade que vivemos hoje? Como fazer abrochar no coração do meu aluno o amor e submissão à Palavra de Deus? E como fazê-lo crer que a Palavra de Deus serve sim, e de maneira particular e especial, para direcionar sua vida hoje e sempre?
            O desenvolver dessa fé, a conscientização desses juvenis sobre a importância da Palavra de Deus requer empenho daquele que ensina. Os nossos alunos não usufruirão das promessas bíblicas para os seus dias se não forem levados às profundidades do conhecimento de Deus e do seu amor explícitos em sua Palavra. Professores que preparam suas aulas de maneira superficial e improvisada levarão aos seus ouvintes aulas de conteúdo duvidoso e inadequado não produzindo o resultado esperado: crianças e adolescentes transformados pela Palavra.

A MENSAGEM BÍBLICA E O PROFESSOR
            Costumo dizer que não fomos chamados para sermos contadores de histórias bíblicas! Professores que simplesmente relatam os fatos ocorridos naquela época bíblica. Não! Deus nos chamou para lançarmos mão da sua Palavra e a aplicarmos á vida de nossos alunos de maneira que produza transformação de caráter e consequentemente mudança de atitudes! Essa aplicação está relacionada a uma apresentação da mensagem bíblica de maneira particular e direcionada, tornando-a atual na vida de seu aluno. O que quero dizer é que ao estudarmos a bíblia devemos ter em nossos corações a seguinte pergunta: “Jesus, o que o senhor está querendo me dizer com isso?”, “Porque o Senhor escolheu esse fato para registrar nas Escrituras Sagradas?”. Em toda a Bíblia, Deus tem propósitos e não é somente nos fazer conhecedores dos fatos verídicos ocorridos em um passado tão distante, mas nos revelar conhecimentos importantes e orientações valiosas para uma vida cristã vitoriosa.
            Mas atenção, meu querido professor! Essas preciosidades serão reveladas somente àqueles que se dispõe a cavoucar a Palavra! Não numa leitura superficial, mas num estudo minucioso e dedicado é que Deus nos revela conhecimentos e coloca à nossa disposição sabedorias que apresentadas aos nossos alunos atingirão seus corações, suas vidas de maneira específica proporcionando-lhes experiências que jamais serão esquecidas.
            Todos nós ansiamos por ouvir a voz de Deus e receber Dele uma direção. Quando estamos na igreja cultuando a Deus ou na EBD aprendendo Sua Palavra esperamos que nosso coração receba a resposta que anseia, a orientação que procura.
            Pense comigo. Aquele culto tão esperado, aquele pregador abençoado, o seu coração sedento e então na hora da mensagem bíblica, o preletor pede que todos abram a Bíblia no Evangelho de João, capítulo 3 e versículo 16. Você abre sua Bíblia com certo desapontamento e pensa: “O que esse pastor vai tirar desse texto que eu já não saiba? Eu conheço esse versículo desde criança! Sei falar de cor e salteado, de trás pra frente...”. Mas decide ouvi-lo e aquele homem feliz te leva por caminhos que você nunca trilhou dentro da Palavra de Deus e ao término do culto você sai flutuando da igreja dizendo: “Meu Deus! Quem contou a minha vida a esse pastor? Que palavra maravilhosa! Eu nunca ouvi uma explicação assim sobre esse texto!”.
            Isso significa cavoucar! Extrair tesouros que ficam ocultos a uma primeira lida. Esse ato de aprofundar-se, de esmiuçar a Palavra dá ao professor a oportunidade de levar aos seus alunos mensagens diretas que atinjam suas necessidades, seus anseios, seus temores, ensinos indispensáveis para o seu crescimento espiritual, mostrando-lhes como a Bíblia tem as respostas que procuram.

A BÍBLIA É PARA SUA VIDA HOJE!
            Quando lemos na Bíblia a história da filha de Jairo perguntamos: O que posso retirar desse texto para minha vida com Deus? E ao analisarmos os acontecimentos vemos um chefe de Sinagoga, desesperado que não se preocupou com seu cargo importante, com o que falariam dele e prostrou-se aos pés Daquele que sabia ter a solução para seu problema e então pensamos: “O que está me impedindo de ir aos pés de Jesus? Deus quer que levemos nossos problemas a Ele com fé e é exatamente isso que vou fazer!”. Amados, isso é a Bíblia sendo atual em sua vida!
            Quando olhamos para a história de Neemias e vemos todos os seus inimigos, todos os levantes que se colocaram para impedi-lo de realizar uma grande obra pensamos: “Não importa o que aconteça, vou fazer a vontade de Deus! Vou realizar uma grande obra para o meu Deus!”. Olha a Bíblia sendo atual em sua vida novamente!
            A atualidade da Palavra está na disposição daquele que a lê, que a ouve, aplicar seus conteúdos a sua vida tomando como exemplo as atitudes, escolhas e experiências dos personagens dos relatos bíblicos, isto é, está em seguir as orientações de Deus encontradas com abundância nas páginas das Escrituras Sagradas.
            Um livro tão complexo e ao mesmo tempo simples e acessível, cheio de relatos e culturas diferentes, mas tão apropriado ao meu dia a dia, exortador e ao mesmo tempo tão acolhedor, fala de outras pessoas e ao mesmo tempo da minha própria vida, como se soubesse dos meus segredos mais ocultos. Assim é a Bíblia! Para aquele que tem fé, é Deus falando, é guia infalível para uma vida abençoada, eterna. Para o que não tem, apenas um livro de histórias.

Texto escrito por SUSANA DOS SANTOS BENEDITO CIRQUEIRA, pedagoga, Coordenadora Geral do Departamento Infantil “Crescendo com Cristo” e do Curso CEPEC (Curso de Ensino para Professores Evangelistas de Crianças) para a Revista Ensinador Cristão - CPAD